É fundamental que as roupas que você veste não só combinem com o seu estilo, mas também sejam de alta qualidade. Roupas de baixa qualidade podem ter vida útil mais curta e exigir mais cuidado e atenção. É por isso que oferecemos este guia para ajudá-lo a identificar roupas de alta qualidade que ficarão no seu armário e ficarão bem por mais tempo.
1. Verifique as costuras
As costuras ficam sob tensão quando você veste, lava e tira a roupa. Afinal, as roupas, com exceção das malhas, são basicamente feitas de pedaços de tecido cortados e costurados, e as costuras os mantêm unidos.
Então, o que caracteriza um ponto bem feito? Pontos mais rígidos tendem a ter mais fios do que pontos mais fracos. Este último pode tornar a costura mais suscetível a rasgos, encurtando a vida útil da sua roupa. Costuras planas e livres são sinal de boa qualidade.
2. Tecido de alta qualidade geralmente significa roupa de alta qualidade
Para que os fabricantes produzam roupas bonitas, de alta qualidade e duradouras, eles devem trabalhar em um ambiente seguro, ter tempo suficiente para trabalhar e descansar e receber materiais de qualidade e saudáveis. Para maximizar os seus lucros, muitas empresas de moda não cumprem estes requisitos e a qualidade dos seus produtos é afetada.
Usar produtos sintéticos mais baratos, como poliéster ou tecidos não especificados vagamente rotulados como “outros”, geralmente é um sinal de que economizar no custo dos tecidos é a prioridade da empresa de roupas em relação à qualidade, à longevidade e ao planeta.
Por outro lado, a utilização de materiais naturais, orgânicos e ecológicos como algodão orgânico, lã, linho e Tencel é um sinal positivo. Em geral, uma empresa que se preocupa com o bem-estar dos seus trabalhadores e com o meio ambiente tem maior probabilidade de produzir roupas de boa qualidade, pois qualidade e durabilidade estão intimamente relacionadas.
3. Cuidado com a transparência imprevista
Se você já passou algum tempo em um clima quente, sabe como pode ser útil ter uma boa seleção de roupas finas e frescas para facilitar os dias quentes.
Nem todas as roupas transparentes são projetadas para manter o usuário com uma sensação de frescor em climas quentes. Uma contagem baixa de fios pode indicar má qualidade das roupas de inverno e de transição.
Como a transparência também pode ser apenas uma escolha estética deliberada do estilista, tente ver se ela é mencionada explicitamente na descrição do produto e se outras roupas desta marca possuem maior número de fios.
Normalmente, os tecidos de alta qualidade, que são a base das roupas de alta qualidade, tendem a ser mais justos. Esse recurso dá a eles uma aparência mais espessa e mais pesada, permitindo que se ajustem perfeitamente ao seu corpo quando usados.
PS Observe que, seja a transparência da roupa intencional ou não, as roupas finas exigem mais manutenção, portanto, lave-as com cuidado.
4. Não esqueça de conferir os rótulos
Afinal, como compradores, é razoável que queiramos saber mais sobre o que estamos comprando, e as pessoas que fazem negócios de forma ética não terão problemas com transparência.
Portanto, verificar as etiquetas das roupas é uma jogada inteligente e pode ser um bom hábito a ser adquirido. O rótulo informará quanta informação a empresa se sente confortável em compartilhar com você. Além disso, também pode dizer quanto pensamento e cuidado foram necessários para fazer esta peça de roupa.
A função do rótulo é fornecer informações básicas sobre o produto e como cuidar dele. Sempre se pergunte: “Ele está fornecendo todas as informações de que você precisa ou a empresa de moda deixou você no escuro?” Adicionar botões extras ou talvez até fios extras pode significar que a peça foi desenhada pensando na durabilidade, tornando um possível ajuste muito mais fácil para você.
5. Conheça suas medidas
O tamanho das roupas pode ser confuso e muitas vezes totalmente absurdo. Duas pessoas que usam roupas do mesmo tamanho podem ter proporções corporais completamente diferentes. Pode ser difícil, especialmente ao fazer compras online, saber se uma determinada peça de roupa vai caber e se sentir bem no seu corpo.
Roupas do seu tamanho devem lhe dar espaço suficiente para respirar e se movimentar adequadamente. Se o tecido puxar ou a roupa apertar seu corpo, isso pode ser um sinal de má qualidade.
Às vezes, a rigidez é esperada, como no caso de jeans novos e não elásticos. No entanto, roupas de alta qualidade e cuidadosamente projetadas são feitas para se ajustarem às proporções de diferentes tipos de corpo. Por isso, confie no seu corpo e nas suas próprias medidas na hora de escolher roupas bem ajustadas – pode ser uma enorme bússola!
6. Não se deixe enganar pelo preço
Este conselho pode parecer óbvio para alguns, mas é vital lembrar que a alta qualidade nem sempre tem um preço alto e vice-versa. Como há tanta coisa envolvida na produção e venda de roupas, muitos fatores determinam o preço de uma peça de roupa, portanto, o nível de qualidade de seus materiais e o tempo que leva para produzir não são os únicos determinantes.
Se uma empresa cobra uma margem alta, você pode acabar pagando mais do que vale por uma peça de roupa medíocre. Por outro lado, você ainda pode conseguir roupas de qualidade a preços razoáveis. Independentemente do seu orçamento para roupas, saiba que pode haver discrepâncias entre a qualidade e o preço da peça.
Portanto, preste mais atenção à aparência da roupa que você está olhando ao tentar determinar o nível de qualidade, em vez de simplesmente basear sua decisão no preço, pois você pode encontrar um equivalente de melhor qualidade pelo mesmo preço.
Ao comprar roupas bem feitas você economiza tempo e dinheiro, além de ajudar a desenvolver seu estilo pessoal e evitar compras por impulso.