Meia-calça rasgada – como evitar e limitar os danos?

O aparecimento de um buraco ou de uma laçada, para quem gosta de meia-calça, é sempre um perigo potencial: veja como evitá-los e como limitar os danos caso já tenham aparecido e ameacem comprometer todo o seu look:

Meia-calça rasgada - como evitar e limitar os danos?
© istockphoto.com

Como evitar loops?

Evitar laços e buracos nas meias é possível, sobretudo, prestando especial atenção à escolha dos materiais que as compõem: nylon reforçado, lycra e microfibra são fibras reconhecidas pela sua resistência e elasticidade características, o que ajuda a tornar as meias fortes.

A própria densidade da fibra, indicada na embalagem em dias, é um indicador importante que não deve ser subestimado: um número elevado de dias indica maior densidade, mas também, sobretudo, maior durabilidade. A escolha de marcas especializadas reconhecidas pela qualidade dos produtos oferecidos também é certamente um fator decisivo: meias de qualidade certamente serão mais duráveis ​​e resistentes do que as baratas.

Acrescente uma descrição

Você também pode tomar alguns cuidados para evitar que a meia-calça rasgue prematuramente: antes de mais nada, é importante cuidar das unhas. São eles os principais responsáveis ​​pela formação das laçadas, graças às pequenas irregularidades que podem surgir se as unhas não estiverem bem cuidadas e lisas.

Truques como colocar a meia-calça no freezer e cobri-la com uma camada de spray para cabelo são eficazes. Ambos os métodos aumentam muito a resistência das fibras, endurecendo-as.

Existe meia-calça que não rasga?

O mercado de meias-calças oferece cada vez mais opções funcionais e de qualidade: não existem meias-calças que sejam literalmente eternas, mas menos sujeitas a laçadas graças a fibras cada vez mais modernas e resistentes, capazes de aumentar a sua durabilidade ao longo do tempo. As meias sem costura estão entre as mais duráveis, pois são projetadas para minimizar os pontos de tensão: feitas sem costuras laterais, reduzem o risco de laços e buracos.

Acrescente uma descrição

Da mesma forma, existem muitas marcas que hoje oferecem meias especialmente reforçadas para resistir a todo tipo de rasgos, apresentando áreas mais densas, como dedos dos pés e calcanhares, mais suscetíveis ao estresse durante a caminhada.

Por fim, as meias de microfibra são preferíveis se quiser minimizar o risco de rasgos, pois a resistência do material, assim como a elasticidade e densidade do tecido, proporcionam maior durabilidade e menor tendência a laçadas.

Como consertar uma meia-calça rasgada?

Existem alguns remédios eficazes para reparar meias rasgadas, ou pelo menos limitar os danos, poupando assim todo o look no último minuto, de forma fácil e prática.

1. Esmalte transparente

Um método bastante clássico de parar os laços, desde que não seja muito grande, é usar esmalte transparente. Aplicado nas bordas do furo, permite conter os danos, evitando que a meia-calça seja retirada imediatamente.

2. Agulha e linha

Embora possa parecer impossível, consertar uma meia-calça rasgada com um simples ponto de agulha e linha está, sem dúvida, entre os remédios mais úteis, principalmente quando se trata de meias de náilon ou microfibra. O principal neste caso é a utilização de um fio fino, mas resistente, feito de fibras sintéticas.

3. Adesivo para tecidos sintéticos

Existem no mercado adesivos específicos para tecidos caracterizados por fibras sintéticas e, portanto, também adequados para meias e collants. Aplicada em pequenas quantidades na alça, a cola para tecido sintético permite que os danos sejam reparados com eficácia, tornando a meia durável e reutilizável.

4. Aplique cristais, adesivos e decorações

Meias de microfibra ou com número de dias superior a 70 também podem ser reparadas com pequenos remendos ou aplicações decorativas ou alternativamente com pequenos strass.

Deixe um comentário

O seu endereço de e-mail não será publicado. Campos obrigatórios são marcados com *