Vale a pena prestar atenção a certas características do calçado para evitar que se tornem um incômodo para os nossos pés e para a nossa carteira.
Aqui estão alguns erros que cometemos na sapataria e outros hábitos do dia a dia que podem nos roubar o conforto que nossos pés merecem.
1. Comprar sapatos pela manhã
O momento em que você vai às compras pode parecer irrelevante na hora de escolher o calçado perfeito, mas é mais importante do que parece. Os pés incham ao longo do dia, por isso, se você experimentar sapatos pela manhã, provavelmente comprará um par que pode acabar ficando apertado ou pequeno mais tarde.
10 erros de moda que toda mulher baixa deve evitar
2. Você não sabe que tipo de pé você tem
É muito cómodo saber que tipo de pé tem para escolher o calçado mais confortável para si. Um truque fácil para descobrir isso é mergulhar o pé na água e pisar em um pedaço de papelão.
Se vir uma impressão completa marcada, provavelmente tem pés chatos, por isso é aconselhável comprar sapatos que não permitam que a sola entre para dentro ao pisar neles. Por outro lado, se você tiver um arco pronunciado, verá um buraco no centro da estampa, o que significa que é melhor escolher um calçado que proporcione mais amortecimento. Se o centro da pegada estiver apenas na metade, significa que você tem um pé normal.
3. Você acha que as palmilhas não importam na hora de comprar sapatos
Um equívoco comum é que palmilhas especiais são apenas para pessoas com problemas nos pés. Mas, se você tiver que ficar muito tempo em pé durante o dia, as palmilhas de gel podem ser um grande alívio. Portanto, ao comprar sapatos, considere para que você os usará – você ficará em pé com eles por muito tempo, andará muito com eles ou passará a maior parte do dia sentado? Se os sapatos que você está comprando não tiverem palmilhas adequadas, considere retirar as palmilhas de fábrica e substituí-las por palmilhas mais confortáveis.
7 erros ao usar salto alto
4. Você usa os mesmos sapatos todos os dias
Todos nós temos um par de sapatos preferido, mas por mais confortáveis que sejam, isso não significa que você tenha que usá-los o tempo todo. Isso pode parecer mais uma declaração de moda do que um conselho útil, mas na verdade não tem nada a ver com estilo. É aconselhável trocar os sapatos dia sim, dia não, para que possam arejar, o que evitará odores desagradáveis e o aparecimento de fungos nos pés.
Além disso, usar o mesmo par todos os dias desgasta as mesmas áreas, principalmente a parte interna e a sola, o que pode fazer com que pisemos em falso e, portanto, machuquemos os pés.
5. Você não sabe as medidas exatas dos pés
Saber a medida exata do seu pé é um grande aliado na hora de comprar calçados. Os tamanhos geralmente variam de uma marca para outra, por isso é melhor não olhar para o número da caixa, mas sim para o tamanho do pé. Também é importante ter em mente que o tamanho do pé pode mudar na idade adulta devido a fatores como gravidez ou ganho de peso. Pensando nisso, é melhor atualizar essa medida antes de procurar o calçado perfeito. Além disso, preste atenção não apenas ao comprimento do pé, mas também à largura.
9 erros de moda que as francesas NUNCA cometem!
6. Você não se importa com o único material
Deve-se prestar atenção à sola, pois ela desempenha um papel importante no conforto do calçado. Para escolher o calçado perfeito, precisamos considerar para que pretendemos utilizá-lo. Os calçados esportivos, por exemplo, precisam ser flexíveis e absorver choques, o que explica por que são feitos com solado de espuma. No inverno, para não patinar, o solado deve ser de borracha e ter boa aderência.
7. Você só experimenta um sapato
Nosso corpo não é simétrico. É comum que um pé seja um pouco maior que o outro, por isso é importante experimentar os sapatos nos dois pés para ter certeza de que está comprando um par de sapatos realmente confortável e que caiba.
8. Você não presta atenção no ângulo do pé no sapato
Usar salto alto não precisa ser doloroso. Uma forma de usar salto alto sem sofrimento é evitar solado fino. Solas grossas ou com pouca plataforma proporcionam maior amortecimento da pressão exercida sobre os pés.
9. Usar chinelos por longos períodos de tempo
Os chinelos podem parecer uma escolha óbvia para o conforto do verão, mas não é recomendado usá-los por muito tempo. Usar chinelos muda a maneira como andamos porque eles nos obrigam a usar os dedos dos pés para mantê-los no lugar. No longo prazo, isso pode causar problemas.
Em vez disso, você pode ter um look de verão semelhante sem causar danos aos pés se optar por um par de sandálias com tiras no tornozelo e apoio para os pés.